terça-feira, 15 de março de 2016

A Moda a Favor da Saúde

O vírus da Zika, uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, já é considerado uma ameaça à saúde mundial. No entanto, poucos sabem que a moda, através da influência das cores nesse inseto, pode ajudar na prevenção da picada do mosquito. Confira as dicas do personal stylist, Murilo Grilo.


Esqueça as roupas escuras durante o dia. Deixe o preto no armário", é o que orienta o personal stylist, Murilo Grilo. Segundo pesquisas, as cores podem influenciar a opção do Aedes aegypti, onde o mosquito tem sua preferência por cores escuras. "Os mosquitos são fotossensíveis e não sabem lidar muito bem com a luminosidade, por isso a preferência por cores escuras", explica Murilo, que é especialista em consultoria de imagem. 

De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), o Aedes aegypti consegue reconhecer a tonalidade de cores das roupas que a pessoa usa, e o preto é sua cor preferida. "Para nos protegermos devemos nos vestir com cores mais claras durante o dia. As combinações são inúmeras, tecidos leves e frescos são essenciais", orienta.

Separamos algumas dicas essenciais de Murilo Grilo para se prevenir das indesejáveis picadas no dia a dia, sem deixar seu estilo de lado:

Em casa: em um ambiente totalmente informal, opte por usar aquela roupa que te deixa mais à vontade. Durante o dia, use cores claras. 

No trabalho: esse é o ambiente em que devemos ter o maior cuidado, pois a escolha pode interferir no dress code da empresa, então fique atento. Se o ambiente pedir um terno, opte por cores claras, como o cinza, bege, cáqui e escolha tecidos que sejam mais frescos como o algodão. Deixe o terno escuro, como o azul marinho e preto, para eventos de finais de tarde e noturnos. Uma ótima dica é optar pelo cinza claro, a cor é clássica e não deixa de ser formal.

No Lazer: nesse tipo de ambiente, que é mais descontraído, opte por tecidos leves como o linho e o anarruga. São ótimos para o nosso clima tropical, pois não retêm o calor do corpo. Assim, não transpiramos tanto e evitamos a atração do mosquito. Uma boa pedida é uma bata de linho. Não esqueça: use sempre o repelente nas áreas expostas da pele e também sobre a roupa. 

Sobre Murilo Grilo

Murilo Grilo é um arquiteto apaixonado por moda. Comunicativo e carismático, o personal stylist paulistano, já trabalhou ao lado de Alexandre Taleb e especializou-se em consultoria de imagem com a renomada Illana Berenholc. Atende ao mercado corporativo e presta consultoria de moda a empresas, agências de modelos e noivos.

Atualmente, Murilo Grilo tem um quadro quinzenal dentro do programa Tudo Posso, da Rede Família, onde aborda temas sobre comportamento masculino, moda e tendências.

É colunista semanal do jornal, A Semana Vanguarda, e escreve sobre moda masculina, feminina e decoração.

www.murilogrilo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário