quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Atores, autores e advogados buscam novo modelo de pagamento por direitos autorais e de imagem na TV brasileira

A uma série de movimentos em ação para criar novos critérios de pagamento por diriots autorais conexos, como já ocorre em outros países, incluindo a Argentina. Os advogados  e Profissionais de Tv ouvidos pelo Estado buscam por algo similar ao Ecad, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, que recolhe os direito devidos aos músicos a cada execução de uma canção sua, seja no rádio, no cinema, TV na Web e até na churrascaria, caso a entidade tome conhecimento.

Sob esse contexto, Sonia Braga, que entrou na Justiça para receber o pagamento por direitos autorais referentes á reprise da novela Dancin' Days pelo canal Viva, receberia tanto do produtor (a TV Globo), como do exibidor (canal Viva).


Reprodução -11/10/1978.

Em sua argumentação, a atriz cita o artigo 13° da lei 6533/78 e revindica o pagamento de direitos conexos do " EXIBIDOR", grafa ela, em letras maiusculas, em pagina do facebook.

Da forma como as coisas funcionam hoje, a remuneração cabe apenas á Globo. A emissora informou que, como Sônia acionou a Justiça antes que a emissora iniciasse seu pagamento, os valores foram depositados em juízo até que a ação termine.

Estadão 30/11/2014 , para ver mais clique aqui
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,atores-buscam-novo-modelo-de-pagamento-por-direitos-autorais-e-de-imagem-na-televisao,1599653

Nenhum comentário:

Postar um comentário